Um Pouco Sobre Finanças

Finanças

Como Investir na Bolsa de Valores

Exemplo de Gráfico de Home Broker

Diariamente ouvimos falar sobre Bolsa de Valores, Ações e Bovespa nos noticiários. E quando ouvimos um desses termos vem à nossa mente aquela imagem de várias pessoas gritando feito loucos com telefones enormes na mão. O que a maioria não sabe é que não funciona mais dessa forma. Acompanhe o artigo entenda os princípios que envolvem este assunto.

O que é uma Bolsa de Valores?

Ilustração 1 - Como era a Bolsa de Valores
Como era a Bolsa de Valores

Fonte: www.salmonexpert.cl

Podemos dizer, simplificadamente que uma Bolsa de Valores é um Mercado responsável pelo gerenciamento de negociações das empresas de Capital Aberto assim como Comodities. Hoje em dia a grande maioria das negociações acontecem pela internet através de um software fornecido pelas corretoras de valores, conhecido como Home Broker.

Como Funciona uma Bolsa de Valores?

Na Bolsa de Valores, os investidores podem comprar ou vender seus títulos (documentos que compravam a propriedade). A Bolsa de Valores é a responsável pela divulgação para todos os investidores, os títulos que estão à venda, dessa maneira acontecem centenas de negociações diariamente, e essas negociações podem chegar a bilhões.

O que é uma Empresa de Capital Aberto?

Muitas empresas resolvem abrir o capital para outros investidores, então um percentual da empresa (menor que 51%) é liberada para compra em forma de pequenas partes (ações), que podem ser compradas por qualquer pessoa através da Bolsa de Valores.

Sua empresa ainda não tem um site. Então acesse nosso site e aproveite nossa promoção.

Por que as empresas abrem o capital?

As empresas abrem o capital quando desejam receber investimentos externos para, dessa forma continuarem crescendo. A empresa recebe o capital dos investidores que por sua vez recebem as participações nos lucros.

Para a empresa é um ótimo negócio, pois vai ter uma injeção financeira muito grande. É como se fizesse um empréstimo, porém, o risco é bem menor visto que os investidores vão receber partes correspondentes dos lucros, ou seja, vão correr riscos junto com a empresa.

Como as Empresas abrem o Capital?

Para uma empresa abrir o capital são necessários seguir vários protocolos até ser aceita pelo Mercado de Ações. São várias exigências que devem ser cumpridas para que a empresa possa vender suas ações na bolsa.

Como adquiro uma Ação na Bovespa?

Figura 2 - Prédio da Bovespa
Prédio da Bovespa

Fonte: www.housepress.com.br

Aqui no Brasil, a maior Bolsa de Valores é a Bovespa. E quando você vai adquirir ou vender uma ação necessariamente você vai passar por ela. Mas você não vai negociar diretamente com a Bovespa, você precisa de uma empresa intermediária, que chamamos de Corretora de Valores.

Quando vamos locar ou comprar um imóvel normalmente entramos em contato com um corretor de imoveis. Na bolsa é da mesma forma, para negociarmos com ações precisamos de um Corretor de Valores.

O que são Corretoras de Valores?

As Corretoras de Valores são empresas credenciadas que trabalham diretamente com a Bolsa de Valores. É através do software (Home Broker) delas que temos acesso as ações que estão sendo vendidas.

Então! Como compro uma ação?

Observe a Ilustração 2.

Ilustração 3 - Exemplo de Home Broker
Exemplo de Home Broker

Fonte: economia.culturamix.com

Nesta imagem você vê o valor da PETR4 (refere-se a Petrobrás), esses valores vão alterando durante o dia, enquanto durar o pregão. Quando você decidir que deseja comprar uma ação basta enviar uma 'Ordem de Compra' através do próprio Home Broker, a corretora recebe a ordem e compra em seu nome e realiza a ação na Bolsa de Valores. É importante frisar que para que você possa efetuar essa ordem de compra você precisa ter saldo na sua conta da corretora. Esse saldo é realizado de várias maneiras, uma delas é a transferência, como se estivesse fazendo um depósito.

Mas como Deposito Dinheiro na Corretora?

As corretoras aceitam depósitos normalmente através de Boleto Bancário e Cartão de Crédito. Assim que a corretora receber seu depósito ela atualiza o saldo da sua conta, que você pode acompanhar pelo Home Broker.

Quais as principais Corretoras de Valores da atualidade?

Ta gostando da idéia? Veja abaixo uma seleção com as principais corretoras do momento:

  1. Rico - http://rico.com.vc
  2. Clear - http://www.clear.com.br
  3. MyCap - https://www.mycap.com.br
  4. Easy Invest - https://www.easynvest.com.br
  5. Xp https://www.xpi.com.br

Quais são as principais Empresas de Capital Aberto da Atualidade?

Existem várias empresas listadas na Bolsa, aqui vou listar algumas das mais conhecidas, porém você pode verificar todas no site da Bovespa.

  • Petrobras
  • Itaú Unibanco
  • Ambev
  • Vale
  • JBS

Quais são os outros Investimentos que transitam pela Bolsa?

Neste artigo, falamos sobre compra e venda de ações de empresas na Bolsa de Valores, porém, existem outros meios de se ganhar dinheiro com a bolsa, mas esse assunto deixaremos para novos artigos.

Quer ficar informado? Então não deixe de curtir a página, dessa forma você será avisado quando novos artigos forem postados.

Gostou do Artigo? Compartilhe com seus amigos: