Um Pouco Sobre Internet

Internet

Como criar um site grátis profissional

Domínio na web

Como criar um site grátis de sucesso.

A criação de um site nos dias de hoje, pode se dizer que é algo primordial. Empresas que não tem um site, estão ficando para traz. Estamos vivenciando a Geração ALFA (ALPHA), todas as pessoas que nasceram após 2010, estão nessa geração. E elas já nasceram em meio a tecnologia, cresceram com ela. Para essa geração, uma empresa sem um site, por exemplo, está totamente fora do seu "cardápio". A Geração Z, pessoas que nasceram em meados dos anos noventa, também são antenados a isso. Se pensarmos dessa forma temos todas as pessoas de até 30 anos de idade. Segundo o senso feito pelo IBGE em 2018 42,9% da população Brasileira estão nessa faixa etária. Isso é uma parcela significativa.

Diante disso, e da crise que assola o Brasil, muitos estão em busca de ter um site, simples, como dizem a maioria das pessoas que nos buscam. Uma alternativa adotada, por muitos é a criação de um site grátis. Existem vários sistemas que oferecem tal coisa. Mas será que isso realmente funcionará como esperado? Será que só ter um site é suficiênte?

Ilustração 1 - modelos de sites
modelos de sites

Fonte: https://vighome.com.br

Vamos lhe mostrar alguns pontos que devem ser analisados antes de tomar tal decisão:

  1. O sistema que você está se cadastrando é bom?

Não quero menosprezar a qualidade de ninguém, mas estamos falando do SEU SITE, é o SEU NEGÓCIO que está em jogo. Então analise com calma. Um tempo atrás fizemos alguns testes em dois dos mais renomados criadores de sites grátis, e infelizmente foi decepcionante. Não vamos falar o nome deles porque a intenção é que cada um chegue a sua conclusão, estamos apenas indicando o caminho. Só para esclarecer os resultados foram os seguintes:

(é importante lembrar que durante os testes nós testamos a conexão com a internet várias vezes para sermos imparciais)

  1. Em um deles, nos cadastramos e quando chegou na hora de editar o site, o sistema simplesmente ficou carregando por mais de 3 horas e não funcionou. Fizemos três tentativas e nada. Só conseguimos algo numa tentativa nova no outro dia.
  2. No segundo nos cadastramos e o sistema simplesmente não liberou o site para criarmos. Só aparecia uma mensagem dizendo que estava liberado, mas não aparecia o site para edição.
  1. Você tem os conhecimentos necessários para a criação do site?

Não pense que, só porque o site é grátis, que deve ser feito de qualquer forma. O que deixa um site bonito é uma imagem bem preparada. O que eu mais encontro por aí são sites grátis que a pessoa não soube nem fazer o logotipo. Alguns pegam uma imagem qualquer da internet e colocam lá, muitas vezes com 'aquele' fundo branco horrível, tudo porque não sabe como fazer. Então, você sabe como fazer? Senão, vai precisar de um profissional para isso.

Não quero lhe desanimar, mas caso esteja mudando de ideia, aproveite a nossa promoção para criar seu site e/ou loja virtual.

Ilustração 2 - primeiras posições no google
primeiras posições no google

Fonte: https://www.pedrodias.net/

  1. Você sabe como otimizar o site para aparecer no google?

Esse é outro fator importante. Não adianta você ter um site bonito, se as pessoas não lhe encontram. Quando eu digo encontrar seu site no google não é digitar o endereço dele (www.seusite.com.br). Se a pessoa sabe o nome da sua empresa, ela não precisa pesquisar. Estou falando em aparecer para aquelas pessoas que nunca ouviram falar de você ou de sua empresa. Um site bem elaborado deve aparecer nas principais palavras chaves do seu negócio. Por exemplo, se você acessar o Google agora e pesquisar "televisores", possivelmente vai aparecer um resultado para o site da americanas.com (vale lembrar que não estou ganhando por essa propaganda), eu pesquisei aqui e apareceu. Mas sabe porque aparece, porque atendeu mais de 100 fatores analizados pelo Google. E aí eu pergunto, você sabe pelo menos 1 desses 100 fatores? Isso é o que chamamos de SEO ou 'Otimização de Sites para mecanismos de busca'. Para ter resultado na internet você pode seguir dois caminhos. Ou aparece de graça, realizando um bom trabalho de SEO, ou paga milhares de reais toda semada para aparecer nos anúncios pagos do Google Ads.

  1. Você tem o tempo necessário disponível para criar o site?

Por último, e não menos importante. Para se criar um site de boa qualidade, você precisa de tempo. Eu trabalho a mais de 14 anos com isso, e levo em média 3 dias de trabalho para criar um site de qualidade do zero. Sabe por quê? Não é simples! Exige várias conhecimentos, várias ferramentas, informações que eu adquiri ao longo dessa estrada. O know-how faz grande diferença. O ponto é que criar o site (os arquivos do site), é algo relativamente rápido (para quem sabe), mas a criação não se resume a isso:

  • Precisa fazer uma pesquisa de palavras chaves relevantes;
  • Definir o domínio ideal;
  • Cores e suas influências;
  • O que o público-alvo esta precisando;
  • SEO - Otimização do Site;
  • Otmização e Compactação de Imagens;
  • Compactação da Codificação;
  • Integração com Redes Socias;
  • Sistema de Segurança (SSL);
  • Otimização para dispositivos Móveis;
  • E muitas outras coisas...

Enfim! Até dá pra criar um site grátis, mas no fim das contas, será que valerá o esforço?

Até mais! Espero que eu tenha ajudado a entender um pouco mais sobre o assunto. Boa sorte em sua empreitada.

Gostou do Artigo? Compartilhe com seus amigos: