Um Pouco Sobre Finanças

Finanças

Como Funciona um Financiamento.

Financiamento

O que é um Financiamento?

De maneira simplificada o financiamento é um tipo de empréstimo direcionado. Diferente de um empréstimo comum os recursos do financiamento devem ser investidos no que foi acordado em contrato, por exemplo, para compra de um veículo.

Existem vários tipos de financiamentos, alguns destinados para pessoas físicas outras para jurídicas. Cada tipo de financiamento foi elaborado para se adequar melhor ao tipo de pessoa.

Apesar de ser bem comum o financiamento de veículos existem financiamentos para vários outros fins. As empresas por exemplo, podem fazer um financiamento para ampliar um setor da empresa. Já os agricultores podem utilizar-se de um financiamento para dar início à um ciclo de produção.

Enfim, existem financiamentos para quase tudo que se possa imaginar.

Quais os Principais Tipos de Financiamentos?

Financiamento de Veículos

Destinado para aquisição de veículo, os dois tipos de financiamentos mais conhecidos nesta área é o CDC e o leasing.

Financiamento Imobiliário

Esse tipo de financiamento é normalmente utilizado por pessoas físicas e tem a característica de ter um longo prazo para o pagamento, normalmente 35 anos.

Financiamento Estudantil

Já é bem comum esse tipo de financiamento, neste caso, o curso superior é financiado e o aluno só começa a pagar aós a conclusão do curso ou após algum tempo de estudo. O mais conhecido projeto deste tipo é o Fies.

Financiamento em Grupo

Ilustração 1 - Crowdfunding
Crowdfunding

Fonte: https://heypeppers.com.br/

Esse é uma novidade para os dias de hoje. Crowdfunding, também conhecido por financiamento coletivo é um tipo utilizado para a arrecadação de fundos para a criação do projeto, por exemplo, um empreendedor pode utilizar-se desse financiamento para dar início à uma start-up, onde os investidores terão benefícios específicos após o projeto pronto.

Como utilizar-se de um Financiamento sem tomar Prejuízo?

  1. Avalie seu orçamento - verifique se seu orçamento não terá mudanças futuras, considere que existem períodos que você tem gastos extras como compra de material escolar, iptu, ipva...
  2.  Prepare-se para custos adicionais - alguns financiamentos implicam em custos que vão além das parcelas, investigue e coloque tudo no 'papel'.
  3. Pesquise e negocie juros menores - verifique outras linhas de crédito, compare-as e tente negociar as taxas de juros com as financeiras.
  4. Calcule o CET - Compare nas linhas de crédito qual será o custo efetivo total do financiamento.
  5. Procure por um Profissional - O ideal é ter o auxílio de um especialista de confiança.
  6. Leia o Contrato - Normalmente as pessoas são surpreendidas por algo no futuro porque não leram o contrato como deveriam.

Devo realmente fazer um Financiamento?

O principal ponto que deve-ser observado é este. Muitas vezes as pessoas descobrem que poderiam ter alcançado seu objetivo sem o financiamento, o problema é que isto só acontece depois que já está pagando os juros de um financiamento.

A melhor maneira de evitar essa frustração é investigar. Tenha em mente que existem várias meios de alcançar seu alvo, então, faça uma lista com todas as possibilidades. Converse com quantas pessoas forem possíveis, conte a elas seu objetivo, procure na internet por histórias equivalentes. Você verá que vão aparecer muitas possibilidades, algumas até lhe surpreenderão.

Muitas das vezes, podemos esperar um pouco para a aquisição do bem sem financiamento, uma boa ideia, neste caso, é fazer um plano de metas e segui-lo, assim alcançará seu objetivo.

Gostou do Artigo? Compartilhe com seus amigos: