Um Pouco Sobre Finanças

Finanças

A Poupança como Meio de Investimento.

Porquinho da Poupança

O que é Poupança

teste de salvamento teste de salvamento teste de salvamento

Uma das aplicações financeiras mais tradicionais do mercado. Os recursos guardados na Poupança​ são remunerados a uma taxa média de juros de 0,5% ao mês, aplicada sobre os valores atualizados pela Taxa Referencial (TR). Os rendimentos são creditados mensalmente, a cada dia-limite, e não é descontado Imposto de Renda. Lembrando que essa taxa varia, hoje é de 0,5%.

Regras da poupança

Gráfico 2 - Regras da Poupança
Regras da Poupança

Fonte: https://www.portalbrasil.net/2012/economia/poupanc

A regra da poupança determina apenas que quando a taxa SELIC ficar igual ou menor que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança passará a ser de 70% da taxa SELIC + TR. Esta regra é válida somente para depósitos realizados a partir de 04 de maio de 2012.

Os depósitos realizados antes de dia 04 de maio de 2012 não sofrem nenhuma alteração e tem garantido o rendimento fixo de 6% ao ano + TR, pelo tempo que forem mantidos em poupança.

Você pode continuar movimentando a sua conta de poupança com o mesmo cartão e conferindo seu saldo total (depósitos antigos e novos) normalmente.

​Os saques, transferências, pagamentos e débitos em conta serão retirados primeiro do saldo dos depósitos novos (realizados a partir de 04 de maio de 2012) e, em seguida, do saldo ​de depósitos antigos (realizados até 03 de maio de 2012). Caso você prefira que o saque seja inicialmente nos depósitos antigos (realizados até 03 de maio de 2012) você deve procurar sua agência e solicitar ao seu gerente.

Poupar e a educação financeira

Ilustração 5 - Criança depositando no cofrinho
Criança depositando no cofrinho

Fonte: https://www.asfac.pt/documentos/despistado.jpeg

Após um tempo de rendimentos, podemos até chegar a ter um "porquinho" bem gordinho. Essa é uma prática que é importante para ensinarmos as crianças. Assim elas aprendem o valor do dinheiro e a importância de poupar para alcançar seus objetivos, lógico que no caso das crianças os objetivos são pequenos, talvez um brinquedo, mas quando elas conseguem com seus esforços, ficam satisfeitas, aprendem o valor do dinheiro, e valorizam mais o bem alcançado.

Gostou do Artigo? Compartilhe com seus amigos: