Um Pouco Sobre Internet

Internet

PWA: O que é, e suas vantagens no site.

PWA

As vantagens do uso do PWA

Antes de entrarmos no assunto do título propriamente dito, vamos relembrar um pouco para entendermos melhor.

Um breve resumo da história.

A maneira como usamos a tecnologia mudou muito nos últimos anos.  Já passamos pelo computador somente com softwares instalados, onde para enviar dados para outro computador precisávamos de um disquete ou CD-Rom. Até hoje tenho um site gravado em 10 disquetes (que nostalgia).

Em seguida surgiu a internet, sistemas de buscas como o Google, sites de bate-papo como os que encontramos no portal da UOL, softwares de comunicação, como o saudoso MSN, redes sociais (quem não se lembra do Orkut), e comunicação via voip usando o Skipe.

Figura 1 - Orkut
Orkut

Fonte: https://veja.abril.com.br/blog/virou-viral/o-orkut

A evolução dos celulares

Depois os celulares evoluem, entram em cena os ‘smartphones’, com ele surgiram as possibilidades de instalarmos aplicativos dos mais diversos , e agora, a maioria das pessoas pouco usam um computador Desktop, fazem tudo pelo smartphone.

O grande problema é que a diversidade de aplicativos é muito grande, chegando a casa dos milhões, e a memória dos celulares acaba sendo pequena para instalar tudo que precisamos. Ainda tem a questão de instalarmos e pouco usarmos. Você já instalou um aplicativo para ver se era o que estava precisando e logo após desinstalou? Pois é!  Eu também.  Isso causa muito incomodo.

Então! Com esse resumo, chegamos ao ponto do nosso título. Acompanhe abaixo:

Mas, o que é um PWA?

PWA vem do inglês: Progressive Web Apps.  São páginas da web (sites) que oferecem a opção de serem instalados no dispositivo, seja um computador ou um smartphone. Essa instalação é bem mais simples e rápida do que um aplicativo comum. Pode se dizer que é instantânea.

Figura 2 - Google Play
Google Play

Fonte: https://i.pinimg.com/originals/80/e3/07/80e307601f

Quais as principais vantagens?

  1. Diferente de um site, um PWA pode ser acessado mesmo Off-line. Existem várias técnicas, mas a mais completa, salva todas as páginas do site quando são acessadas, permitindo o acesso sem conexão.
  2. Diferente de um aplicativo um PWA, na hora da instalação não precisa de download. Como as páginas são salvas só quando são acessadas, então não requer download, como estamos acostumados nos aplicativos.
  3. Diferente de um aplicativo o espaço ocupado por um PWA também pode ser menor, digo ‘pode ser’, porque depende de inúmeros fatores, como o tipo de linguagem usada, a compactação das imagens, enfim, inúmeros. O que podemos considerar nesse ponto, é que como comentado no item acima, o PWA só baixa quando você acessa a página.
  4. O PWA é uma página de um site, então, você consegue limpar o histórico do navegador, escolhendo assim o que deseja excluir, dessa forma, pode optar por manter os dados do PWA.  Um detalhe adicional, é que se você desejar excluir o PWA, para instala-lo novamente e escolher a instalação. Simples e rápido!
  5. Qualquer site pode ser convertido em PWA. Existem alguns fatores exigidos que vamos tratar à frente, mas de modo  geral  independente do conteúdo do site ele pode ser transformado em PWA.
  6. Todos os PWA oferecem um protocolo de segurança. Isso é uma das exigências para que o site seja convertido em PWA, ele tem que ter SSL. A vantagem é que todos os dados que você enviar ou receber desse site estão criptografados.
  7. Todos os PWA devem ser otimizados para um dispositivo móbile. Essa é outra exigência para um site poder ser instalado como PWA. Considerando isso, temos a certeza de que um PWA vai se adequar a tela do seu celular, facilitando a leitura dos textos. Afinal, é bem ruim quando a gente acessa aquele site que não é otimizado para smartphone, daí pra ler, tem que fazer a “pinça” na tela pra dar zoom no conteúdo.

Se gostou da ideia e quer criar um PWA. Entre em contato conosco!

Muito bem! Chegamos ao fim de mais um artigo. Esperamos que isso seja útil e esclareça suas dúvidas. Lembre-se que nos dias de hoje se for fazer um site, ele tem que atender a demanda, ou seja, mais de 97% dos acessos à internet são realizados do celular.

De 2016 para 2017, o percentual de pessoas que acessaram à Internet através do celular aumentou de 94,6% para 97,0%

Gostou do Artigo? Compartilhe com seus amigos: