Um Pouco Sobre Finanças

Finanças

Controlar o Limite do Cartão de Crédito

Cartão de Crédito

Hoje em dia quase todo mundo tem ou já teve um Cartão de Crédito como parte de suas Finanças Pessoais. Alguns empreendedores usam o cartão de crédito até nas administração da empresa. Todos os cartões oferecidos pelas instituições financeiras promovem vários tipos de vantagens para nós. Continue lendo e verá as principais vantagens e como usufruir o máximo delas.

As principais vantagens do Cartão de Crédito

Na verdade qualquer um dos cartões oferecidos pelos bancos, seja ele de crédito ou de débito, oferecem várias vantagens. Dentre elas podemos citar o fato de não precisarmos mais andar com 'dinheiro vivo' no bolso, o que nos ajuda em relação a perda e roubo.

Em relação ao Cartão de Crédito, podemos citar também o fato de termos em mãos um crédito pré-aprovado pela empresa, instituição financeira responsável pelo cartão. Outra vantagem que temos com o cartão de crédito é a possibilidade de parcelarmos nossas compras. Coisa que não acontece com os cartões de débito, mesmo que tenhamos limite na conta corrente.

As vantagens não são só para o comprador

Ilustração 1 - Empréstimo Financeiro
Empréstimo Financeiro

Fonte: www.forluz.org.br

Antigamente os empresários, principalmente os micro-empresários sofriam com as inadimplência dos clientes. O famoso 'Fiado'.

Com a chegada dos cartões isso diminuiu, pois agora não ficamos mais devendo para o empresário que nos vendeu um produto ou prestou algum serviço, mas para a financeira responsável pelo cartão.

O que acontece é que a financeira paga para o empresário o valor devido, retirando os custos pelo processo. Dessa forma a empresa que oferece o pagamento pelo cartão não corre o risco da inadimplência. Benefício para todos.

Como Funciona o Limite do Cartão de Crédito

Basicamente a empresa analisa o quanto você pode pagar por mês. Normalmente eles consideram a renda per capita e os financiamentos que você tem. Dessa forma eles estabelecem o quanto de limite eles podem te oferecer sem correr muitos riscos.

Compreendendo melhor o Funcionamento do Limite

Todas as empresas que oferecem o cartão de crédito estão na verdade financiando os produtos para você. Quando você compra uma roupa, móvel ou qualquer outro bem de consumo ou serviço, você está sendo patrocinado pela financeira. Você compra e ela paga para a empresa.

A cada compra que você realiza com o cartão, o valor gasto é descontado do limite do seu cartão, essa parte gasta é devolvida para seu limite assim que você pagar toda a compra feita.

Se o cartão for bem utilizado pelo cliente, comprando aquilo que pode pagar, há vantagem, por que você está recebendo o empréstimo (indiretamente), mas quem está pagando os juros e encargos pelo empréstimo é a empresa.

É bem certo que a empresa acaba repassando esses encargos para o valor do produto, mas nos dias de hoje, o valor à vista, e o à prazo, normalmente é o mesmo, e muitas vezes, não adianta 'pechinchar'.

Também se deve observar que a grande maioria dos cartões de crédito cobram anuidade do cliente, isso se dá exatamente pelo fato do cliente receber os empréstimos sem custo.

Depois de um tempo como cliente de uma financeira, você pode tentar negociar a anuidade. Em alguns casos você consegue até isenção completa da anuidade. Faça o teste!

E se eu não conseguir pagar as prestações?

Aí é onde está o grande motivo deste artigo. Uma grande maioria de pessoas, "compram o que não precisa para pagar com o que não tem" (e às vezes nem terão num futuro próximo). Esse é o grande erro, é a partir desse momento que o cartão passa a ser desvantagem, pois o "empréstimo" começa a sair caro.

Como Administro o Limite de Meu Cartão

Ilustração 2 - Limite do Cartão de Crédito
Limite do Cartão de Crédito

Fonte: www.cartaoacredito.com

Veja as 10 dicas de ouro para administrar o Limite de seu Cartão

  1. Só compre o que é realmente necessário. Nada de extravagâncias!
  2. Pague sua fatura "completa" em dia. Deixe visível para não esquecer.
  3. Tente negociar a anuidade. Ligue para a financeira do cartão.
  4. Planeje suas finanças com cuidado. Marque tudo o que gasta e respeite seu salário.
  5. Mude a data de vencimento da fatura para depois do seu salário. Nem antes, nem muito depois, pois correrá o risco de gastar o dinheiro e não pagar a fatura.
  6. Faça as compras depois do "Dia bom", esse é o dia em que as compras cairão na próxima fatura assim terá até 40 dias para começar a pagar. Se não sabe ligue para a financeira do cartão.
  7. Tenha o mínimo de cartões possíveis. Some os limites dos cartões, escolha os que suprem sua necessidade (principalmente os sem anuidade), e cancele os outros.
  8. Evite fazer saques com o cartão de crédito. As tarifas de saques normalmente são diferentes e, neste caso, é você que vai pagar.
  9. Não ande com o cartão sem necessidade. Com o cartão em mãos você pode comprar coisas supérfluas.
  10. Utilize um Gerenciador financeiro. Seja metódico e lance tudo o que gasta.

Não posso deixar de falar. As pessoas que utilizam um programa que ajuda na administração financeira tendem à melhorar drasticamente suas finanças. UM Controle de Finanças, por exemplo, mostra uma perspectiva de suas finanças, que você não terá marcando num caderno, e isso ajuda a entender seu saldo e a administra-lo.

Se tiver interessado temos um controle financeiro que lhe ajudará com suas finanças. Entre em contato conosco.

Gostou do Artigo? Compartilhe com seus amigos: